Introdução

Neste episódio vamos aprender sobre o que é um endereço de Snes no baixo nível.

Pra começar, temos que relembrar o que aprendemos sobre os barramentos do Snes. Vamos ver isso em conjunto com o esquemático do console. Em seguida vamos ver mais detalhes sobre alguns registradores da Cpu, principalmente os registradores PBR e DBR, que estão intimamente ligados com essas questões relativas a endereços.

Barramentos do Snes

Na figura abaixo temos o diagrama de blocos do Snes, que já vimos em um episódio lá no começo da série.

O que estamos interessados no momento são os 3 barramentos que o Snes possui, o barramento de endereços A (Address Bus-A), o barramento de endereços B (Address Bus-B) e o barramento de Dados (Data Bus).

Na cpu 5A22 do Snes temos os 3 barramentos conectados no chip, como mostra a imagem abaixo:

Então boa parte dos pinos da Cpu correspondem aos pinos desses 3 barramentos.

Address Bus-A

O barramento de endereços A é um barramento de 24 bits que a Cpu utiliza para acessar todo o mapa de memória do Snes. É esse barramento que estamos interessados no momento.

Três barramentos

O Snes possui 3 barramentos, mas nesse episódio estamos interessados no barramento de endereços A, que é o que contém os endereços que manipulamos quando programamos em assembly.

Como este barramento é de 24 bits, ele pode endereçar os 16MB de memória do Snes, o que já foi discutido em um episódio anterior e que está resumido na imagem abaixo:

Então quando estamos programando uma aplicação pra Snes, os endereços que usamos nas intruções na quase totalidade dos casos estão entrando no barramento de endereços A.

Address Bus-B

O barramento de endereços B é um barramento de 16 bits que a Cpu utiliza para acessar registradores de I/O do Snes, e é utilizado principalmente para a comunicação com a PPU e a APU. Falaremos mais sobre isso em um episódio futuro.

Data Bus

O barramento de dados é um barramento de 8 bits que a Cpu utiliza para enviar e receber dados dos vários elementos do Snes. Todos os dados que trafegam entre o cartucho, Ram, PPU, APU, etc, passam por esse barramento.

Snes trabalha com bancos de memória

Como já vimos muitas vezes anteriormente, o Snes trabalha com bancos de memória. Então quando programamos em assembly, temos que ter em mente que os endereços que usamos na maioria das vezes são endereços relativos a um banco de memória específico. Os bancos tem 64KB de tamanho, e o Snes possui 256 bancos de memória, então geralmente estamos trabalhando com endereços de 16 bits que estão dentro de um banco de memória específico. É possível utilizar endereços de 24 bits, como veremos em episódios futuros, mas no geral, os endereços que usamos são de 16 bits.

Porém se analizamos o esquemático do Snes vemos que temos 24 pinos de endereços, e não 16. Então como é que funciona isso?

A resposta é que apesar de trabalharmos com bancos de 64KB, na hora da Cpu utilizar o barramento é formado um endereço de 24 bits, e esta lógica veremos agora.

Registradores de endereçamento

A figura abaixo mostra os registradores do Snes.

O Snes possui 3 registradores que são responsáveis por fazer a lógica de endereçamento, o PC, o PBR e o DBR. Vamos ver mais detalhes sobre eles.

Etapas de uma instrução

Já vimos no passado que uma instrução precisa de vários ciclos de clock para ser executada, e o número de ciclos depende da instrução.

Uma coisa que todas as instruções tem em comum é que a Cpu precisa primeiro ler o código da instrução do cartucho (ou da Ram), e depois executar a instrução.

Para que a Cpu possa ler o código da instrução, ela precisa saber o endereço da instrução. Então este é um tipo de endereço.

Durante a execução da instrução a Cpu pode precisar ler ou escrever dados em algum lugar da memória do sistema, e pra isso ela também precisa saber o endereço de leitura e/ou escrita. Então estes são outros tipos de endereços.

Então temos 3 tipos de endereços que a Cpu precisa saber:

* Endereço da instrução
* Endereço de leitura de dados
* Endereço de escrita de dados

E como a Cpu monta os endereços que ela coloca no barramento?

Instruções vs Dados

A cpu do Snes separa internamente a localização das instruções sendo executadas dos dados sendo lidos ou gravados. Então a cpu pode estar executando instruções em um banco e acessando dados em outro banco.

Fetch da instrução

Quando a cpu vai pegar a instrução na memória, ela precisa saber o banco de memória da qual ela está lendo as intruções. Isso é indicado pelo registrador PBR (Program Bank Register). Já o endereço dentro do banco é indicado pelo registrador PC (Program Counter). Então o endereço da instrução é formado pela combinação do registrador PC com o registrador PBR, como mostra a figura abaixo.

Acesso a dados

Quando a cpu vai ler ou escrever dados na memória, ela precisa saber o banco de memória da qual ela está lendo ou gravando os dados. Isso é indicado pelo registrador DBR (Data Bank Register). Já o endereço dentro do banco depende da instrução, e o endereço depende do modo de endereçamento da instrução.

Então o endereço de leitura ou escrita de dados é formado pela combinação do registrador DBR com o endereço da instrução, como mostra a figura abaixo.

Endereço no barramento

Dado o que foi explicado anteriormente, o que a cpu do Snes coloca nos 24 pinos do barramento ou é a junção do registrador PC com o registrador PBR, ou é a junção do registrador DBR com o endereço gerado pela instrução.

Na imagem acima vemos que ao escolher o endereço que vai no barramento a cpu tem que escolher entre o endereço da intrução e o endereço do dado. Coloquei um Mux pra indicar esta escolha.